segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Ex-Procurador quer fazer Boa Vista voltar a ser grande produtor de leite e ícone no ramo de minérios

O ex-Procurador de Justiça do Estado, Tonito Almeida (foto), surge como um dos fortes candidatos a prefeito nas próximas eleições para o município de Boa Vista, cidade que está emancipada a 10 anos de Campina Grande. Na opinião do pré-candidato a prefeito, o município tem sido usado politicamente por grupos que estão no poder no Estado há muito tempo, “mas que não proporcionaram meios de crescimento para o povo, apesar de que Boa Vista possui hoje uma das maiores arrecadações de impostos do Estado”, destacou.

Só a Prefeitura, conforme o ex-Procurador arrecada mensalmente cerca de R$ 800 mil, quando cidades que possuem mais habitantes, como Soledade (15 mil habitantes), arrecada apenas em média R$ 400 mil. “E vemos que esses municípios, com arrecadação bem inferior, conseguem desenvolver projetos bem mais estruturantes que em Boa Vista”, lamentou.

Dentre os projetos a serem postos em prática por Tonito, destacam-se: implantação de um Hospital Regional na cidade, que também contemplaria moradores de Cabaceiras, São João do Cariri, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Gurjão, dentre outros municípios menores. Atualmente, os moradores têm que se deslocar para Campina Grande em busca de atendimento médico, cidade distante 60 quilômetros.

Na área de Educação, o ex-Procurador, que é natural de Boa Vista, tem como propostas: implantação de ensino integral nos dois turnos; e valorização do professor com a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos.

Em termos de agricultura, criar mecanismos para fixar o homem ao campo, com disponibilização de tratores e outros meios para estimular a produção de queijos, etc: “os atuais gestores levaram o homem da zona rural para a zona urbana, com falsas promessas, em troca de uma feira e agora vivem em situação de miséria”, lamentou o pré-candidato, destacando que Boa Vista tinha uma grande produção de leite e de queijo, mas que perderam força por falta de apoio dos atuais governantes.

Outro projeto de Tonito Almeida, que deverá ter como candidato a vice o Sr. Tota Batista, gerente do Banco do Brasil, será a criação do Distrito de Boa Vista, como resultado das excelentes condições viárias e mão-de-obra que a cidade oferece:

O ex-Procurador do Estado integra uma família que tem forte identificação com a política. Seu pai, o médico Antônio Almeida, foi prefeito de Campina Grande no período de 20 de dezembro de 1932 a 08 de junho de 1934. Seus irmãos também possuem trajetória de sucesso na vida política, como Langstain Almeida, deputado estadual; Agassiz Almeida, deputado federal; além de Marcus Odilon, prefeito de Santa Rita, seu cunhado. Apóiam atualmente o pré-candidato o Senador José Maranhão, o deputado federal Vital Filho – o mais votado naquela cidade, o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o deputado estadual Guilherme Almeida, que foi o estadual que conseguiu mais votos em Boa Vista, dentre outras lideranças médicas e comunitárias daquele município.

Distante 170 quilômetros de João Pessoa, Boa Vista está localizada no cariri paraibano, limitando-se ao norte com os municípios de Soledade e Pocinhos, ao oeste com Gurjão e São João do Cariri, Ao Sul com Cabaceiras e Boqueirão e ao Leste, com o Município de Campina Grande, fazendo parte da microrregião deste último, tendo uma população de, segundo dados do IBGE, 5.673 habitantes.

Economia - Boa Vista é uma cidade especial por ser detentora de uma enorme área para exploração da bentonita, um valioso mineral que é utilizado principalmente na perfuração de poços, mas que também serve de matéria-prima para confecção de uma série de produtos. Quatro empresas exploram e beneficiam o mineral bentonítico em Boa Vista, são elas: BENTONISA BENTONITA DO NORDESTE S/A, BENTONIT UNIÃO LTDA, DRESCON S/A e a NERCON.

Turismo - Boa Vista dispõe de uma série de atrativos, mas que, na opinião de Tonito Almeida, precisam ser revigorados. Vários eventos acontecem durante o ano. Em 29 de abril é comemorado o aniversário de emancipação política da cidade, onde ocorre a Falarmônica – grande encontro de bandas filarmônicas de várias cidades do estado da Paraíba. Em junho, o Concurso de Quadrilhas Juninas. Em agosto, a animação fica por conta da Expofeira de Caprinos e Ovinos, com corrida de jegue e concurso de cabra leiteira.

No final de Outubro ocorre a Feira de Artesanato, promovida pela Cooperativa As Cabritas de Boa Vista e pelo Grupo de Voluntárias. No final de Novembro existe a Festa do Padroeiro “BOM JESUS DOS MARTÍRIOS”, com mais de 140 anos de tradição, com Procissão dos Motoristas, missa do vaqueiro, disputa para escolha da Rainha da Festa e muita animação no pavilhão além dos concertos musicais. A grande maioria dos eventos conta com as participações especiais da Filarmônica Municipal, do Balé Municipal e do Coral Luzes.

2 comentários:

Pedro Freire Filho disse...

Parece que o debate vai ser bem acirrado em Boa vista.

Anônimo disse...

Bom, o comentário esta excelente, se tornou fonte de minha pesquisa.