quarta-feira, 23 de julho de 2008

Inconveniência eclesiástica

Foi na despedida do padre Everaldo Galheira (foto), no final de semana passado, na missa celebrada na Igreja da Santíssima Trindade, no bairro do Catolé. Candidato a prefeito de Campina Grande chegou ao final da celebração e foi apresentado ao pároco pelo assessor inconveniente: "queria lhe apresentar o prefeito de Campina Grande". A apresentação em momento indesejável, conforme me revelou fonte insuspeita, causou um constrangimento daqueles e foi vista por dezenas de pessoas que lotaram a Igreja.

Pelo que soube, o padre Everaldo recebeu diversas manifestações de solidariedade. Num deles, publicamente, uma professora universitária teria dito que a comunidade estava cansada de perder bons padres; "toda vez que a gente se acostuma com um padre que tem profunda relação com a comunidade ele é afastado pra bem longe", teria dito a docente muito conhecida no seio acadêmico e ativa participante dos movimentos religiosos locais.

Aliás, a transferência do querido padre Everaldo para São Paulo, sua terra natal, tem sido motivo de comentários dos mais diversos. A Diocese local tem lamentado as especulações de que a saída do padre da cidade tenha outras motivações.

Só para matar a curiosidade dos leitores. O candidato a prefeito que esteve na missa de despedida do padre Everaldo não é prefeito de Campina Grande.

Deputado sem título eleitoral?

O juiz Rui Jander, da 3ª Vara da Fazenda Pública, que dissolveu a Comissão Processante da Câmara Municipal, fez o seguinte relato na sua decisão sobre a denúncia feita pelo presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba contra o prefeito Veneziano: "Ilegitimidade para a proposição da denúncia, em virtude da ausência de capacidade, interesse e legitimidade do denunciante, por não provar a sua qualidade de eleitor do Município de Campina Grande". Mais à frente, o magistrado revela a qualidade da peça judicial impetrada contra o prefeito: "Aliás, em sua qualificação (do presidente da Assembléia) dada na oportunidade, sequer consta o número do seu título de eleitor". Esse detalhe foi preponderante para a rejeição da denúncia contra Veneziano, considerando, no entendimento do juiz "a prova da qualidade de eleitor do Município é requisito essencial para o recebimento da denúncia". A pergunta que se faz, o deputado é ou não eleitor na cidade?

O Rei das Maquetes

Alguém precisa apresentar o Governador Cássio ao pessoal do Casseta & Planeta. Os projetos virtuais do nosso Governador ao longo da sua vida pública dariam ótimo mote para as tiradas do Casseta. São tantas as maquetes que fica difícil relacioná-las: Centro Gregário, Shopping Garagem, Centro Administrativo, Escadarias do Jeremias, Mercado Central e o mais recente, o Museu Pandeiros, projetado por Oscar Neimeyer.

Letargia

A tímida campanha do candidato a prefeito Rômulo Gouveia pelo PSDB tem suscitado comentários variados na cidade. Dizem que é por ausência de dinheiro, estratégia dos marqueteiros e até falam da falta de empolgação da militância que estaria insatisfeita com os números das últimas pesquisas eleitorais.

Enquanto isso...

O outro candidato, Veneziano Vital do Rêgo, já iniciou a campanha de rua há mais de uma semana. Na de Rômulo, nem carros de som circulam pela cidade. O que estaria acontecendo? Respostas podem ser enviadas ao blog pela assessoria do candidato.

De chicleteiro (a) a traíra

Na briga por uma das 16 vagas da Câmara Municipal de Campina Grande tem candidato para todos os gostos. Tem aquele que não quer "colar" de jeito nenhum com candidato a prefeito por ter parentesco com peixe conhecido por traíra; tem também aquele que esqueceu a candidatura e ficou preso a Comissão que não processa nada; e tem um outro (a) que vai doar chicletes para os eleitores, uma vez que não conseguiu mastigá-los em Plenário – não houve quorum para tal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Josu� s� uma observa�o, eu j� v� muitos carros adesivados com o nome do vereador Jo�o Dantas e muitas placas, por sinal belissimas placas divulgando o nome do vereador Jo�o Dantas, ao contr�rio da t�mida e apagada campanha do seu candidato Marcos Marinho, vamos ao dia 5 e veremos quem esqueceu do que.

Anônimo disse...

De fato Josué, Veneziano está fazendo uma "obra" estruturante: a urbanização da feira da Prata, só que ela está igual a Torre de Pisa, entortando....