sábado, 6 de setembro de 2008

A 'guerra' das passeatas

A semana foi marcada pela disputa de quem fez a maior passeata do mundo. Óbvio que foi em Campina Grande. A primeira declara que apenas o povo de Campina Grande dela participou e que esse mesmo povo vem de espontânea vontade. Sobre uma outra coligação pesa a acusação de que mais de 100 ônibus aportaram na cidade num só dia e que para Campina vieram servidores públicos de outros estados, pessoas que tiveram direito a camisa do candidato lanche e o melhor de tudo, uma grana extra.


Foi uma semana buliçosa na reta final desta campanha política. Afinal de contas, faltam pouco menos de 30 dias para a eleição que vai sacramentar Veneziano como prefeito ou escolher dentre os demais, Sizenando, Érico ou Rômulo.

Nesta sexta-feira, 05, aconteceu a passeata do candidato Rômulo, reforçada por centenas de pessoas que vieram de várias partes da Paraíba, conforme me foi passado por fotografias que recebi em meu e-mail. Também não é pra menos, o candidato do PSDB tem o apoio do Governador Cássio, que certamente vai fazer de tudo que é possível e o impossível para derrotar o ‘cabeludo’.

É tudo questão de uma vingança pessoal. Só para recordar. Veneziano, em 2004, vereador de oposição, derrotou o maior grupo político do Estado – Cunha Lima, e o que é pior, em sua cidade natal – Campina Grande. Na época, Cássio era Governador e tinha até o primo, o deputado Romero Rodrigues, como presidente da Câmara Municipal.

Cássio continua Governador (apesar de cassado duas vezes pelo TRE) e tem declarado que a eleição de 2004 foi empatada tecnicamente e que 2008 era a hora da revanche. Por enquanto, Veneziano sai na frente, já que a última pesquisa Ibope, lhe dá mais de 30 mil votos.

O ontem e o hoje
Em 2004, Veneziano contava com apenas quatro partidos lhe apoiando – PMDB-PDT-PSDC-PPS e hoje são 12. A eleição naquele ano foi para o segundo turno. A ex-musa do PT, Cozete Barbosa, teve que romper com o grupo de Cássio (de quem era vice no Governo municipal) e se lançou candidata a prefeita. Foram para o segundo turno Veneziano e Rômulo e Cozete ficou com o PMDB.

Rômulo em 2004
Naquele ano, Rômulo contava com 11 partidos lhe apoiando e foi para o segundo turno com esses mesmos apoios. Veneziano venceu o candidato do PSDB com 791 votos de vantagem.


Cata aos votos
Veneziano busca mostrar à opinião pública que tem muito serviço pela cidade. Alega que em 2004 tinha apenas idéias e que mesmo assim venceu o grupo Cunha Lima. Rômulo diz que está mais maduro e que aprendeu com a derrota daquele ano. No guia eleitoral, afirma que Campina precisa de um prefeito aliado do Governador. Veneziano passeia pela cidade, mostra ruas pavimentadas e Rômulo, no guia, denuncia que a obra de esgotamento Sanitário de São José da Mata não foi bem planejada. É a guerra eletrônica em que vale tudo para esclarecer ou deturpar a mente do eleitor, mesmo que sejam apresentadas meias verdades...

Jornalismo diabólico
Como jornalista preocupa-me o surgimento de tantos portais na Internet na Paraíba. Os sites se passam por meios jornalísticos, mas são na verdade instrumentos diabólicos nas mãos de políticos e picaretas para denegrir pessoas de bem. É preciso que as nossas entidades de classe – Sindicato dos Jornalistas, ACI, API e outros organismos combatam esse ‘negócio’.


Quem quer dinheiro?
Não é apenas o Senador Efraim Morais que tem buscado privilegiar sites da Paraíba com gordas verbas do Senado Federal. Outros entes também fazem o mesmo. Aqui em Campina Grande, dando uma rápida verificada no site do Tribunal de Contas do Estado (no espaço Sagres online), verifiquei que um site recebeu só em 2008 a importância de R$ 6 mil da Câmara Municipal local, embora o site não tenha lá grande repercussão na cidade. Teve uma floricultura que até agora faturou cerca de R$ 4 mil. Assim é bom demais, flores pra uns e nada para o povo...

Nenhum comentário: