quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A polêmica das creches

O guia eleitoral do candidato Rômulo Gouveia tem explorado com intensidade a questão das matrículas em creches de Campina Grande. Utiliza-se de números do Inep do Governo Federal para dizer que no Governo Veneziano Vital (seu concorrente nas eleições), foram criadas apenas 60 vagas pela atual administração. Fui investigar o fato para ver com quem estava a verdade.

Entrei no site sugerido por Rômulo – http://www.inep.gov.br/ e passei a comparar os números das matrículas na rede municipal de ensino nas administrações Cássio Cunha Lima (PSDB), Cozete Barbosa (PT na ocasião) e Veneziano (PMDB).

Em 2001, na gestão do então prefeito Cássio, haviam 949 crianças matriculadas nas creches; em 2003, na administração Cozete – 1.1.06; e na era Veneziano – 1.229 em 2005 e 1.358 em 2007.

O secretário municipal de Educação, professor Flávio Romero (foto), informou que realmente foram criadas cerca de 600 novas vagas na administração Veneziano, mas que esses números só estarão disponíveis no referido site no próximo ano, já que neste momento está acontecendo o censo escolar e esse trabalho terá continuidade até o final do ano. Só em duas creches que foram construídas – as do Araxá e São Januário, conforme Flávio, foram criadas 200 novas vagas para menores de cinco anos de idade. No total, justifica, sete creches estão sendo reformadas, algumas já entregues “e com ampliação real de vagas. O que aparece no guia de Rômulo é puro ciúme, já que no Governo deles colocavam na mídia que as creches de Campina Grande serviam de modelo para o mundo inteiro, mas era tudo mentira”, arrematou o secretário.

Muito estranho
Pessoas do povo têm achado muito estranha essa história de pretenderem resolver alguns problemas de Campina Grande em poucos dias faltando apenas 23 dias para as eleições municipais. Querem resolver questões como o lixão, meninos de rua pedindo esmolas em semáforos, etc. É muita eficiência desse povo...

O Gordo e o Magro
Apresentador de rádio de Campina Grande fez a seguinte enquete em um domingo desses: Qual o gordo mais conhecido do cinema? – oferecendo as seguintes opções: 1 – O Gordo e o Magro; 2 - O Gordo da Política ou o Gordo do Calçadão. Resultado: Uma Coligação entrou na Justiça Eleitoral pedindo punição para e emissora e para o apresentador do programa. Bem feito, quem mandou fazer propaganda mascarada.

Direito de Resposta
Por enquanto, a Coligação Amor Sincero por Campina vem ganhando de goleada dos advogados da Coligação por Amor a Campina. Veneziano já teve direito a vários ‘direitos de resposta’ no guia eleitoral. Nesta quarta-feira, 10, o guia de ‘Vené’ respondeu à denúncia da compra de fardamentos e tênis em empresa que não seria da cidade.

Cuidado com a saúde
Como não poderia ser diferente, as atenções estão mesmos voltadas para as eleições em Campina Grande. O embate é hercúleo. O Governador Cássio, que enfrenta dois processos de cassação no TSE vem com tudo pra cima de Veneziano, mesmo que todo o esforço lhe custe à saúde. Nesta quarta, Cássio baixou ao hospital e dizem as más línguas, que tem tudo a ver com o processo eleitoral...

No Novo Cruzeiro
Na tarde desta quarta-feira, 10, a equipe de produção do guia eleitoral de um candidato a prefeito tentava gravar matérias no bairro Novo Cruzeiro, especificamente em relação a algumas ruas que faltam ser calçadas. Quando interpelaram duas senhoras, que declararam que o bairro estava bem e que o calçamento está chegando ao local. Em dado momento, uma delas disse: “por que vocês não vão filmar as casas que o Governo do Estado começou a construir antes de 2006 e até hoje estão abandonadas?”. A equipe, depois dessa, foi embora.

Do Rádio para as ruas
O colega jornalista Marcos Marinho tem empolgado em seus discursos nos comícios da Coligação Amor Sincero por Campina. Tem denunciado, sobretudo, as manobras dos atuais vereadores na desaprovação do Orçamento 2008, além da criação da Guarda Municipal, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, dentre outras matérias que foram rejeitadas.

Quebra-pau
Não houve respeito nem à Igreja durante o debate da Diocese, na noite do último dia 09, em Campina Grande. Após a saída do candidato Rômulo Gouveia, simpatizantes do “Gordo” teriam xingado o candidato Veneziano. Foi quando correligionários do “Cabeludo” revidaram e por muito pouco não houve conseqüências mais graves. É, os ânimos estão mesmos exaltados nesta campanha.

Mão-aberta e amiga
Pai de candidato a vereador, sorriso largo, está com o bolso repleto de verdinhas. Tem sido visto apertando as mãos dos eleitores e, dentro delas, notas de R$ 20 e às vezes de R$ 50,00. Só falta a Justiça Eleitoral apertar o cerco e tomar as devidas providências.

Na praça
O casal que aparece no guia de Rômulo (a bela morena e aquele senhor dos comentários) tem sido visto com constância na Praça da Bandeira. Dizem que tomaram cafezinho na Praça e juram que almoçaram no Restaurante Popular da Prefeitura Municipal. Que bom!

Paixão proibida
Diversos jornalistas amigos meus (outros nem tanto) estão faturando uma grana extra nesta campanha eleitoral, nos comícios, no rádio e na TV e assessorias diversas, exemplo de Josinaldo Ramos e Kalilka Vólia, (da Campina FM); Morib Macedo (Correio FM), Edil Francis (ex-Panorâmica FM), Carlos Magno (TV Correio), Evilásio Junqueira e Abílio José (TV Borborema), Eliomar Gouveia (TV Paraíba) e tantos outros. O problema é que alguns esquecem o lado profissional e acabam ser ‘apaixonando’ pelos candidatos.

O comentário
Após o comício, conhecido radialista recebe o aperto de mão do candidato a prefeito pedindo seu comentário sobre o evento político. O jornalista, constrangido, ao constatar que a empolgação popular passou longe na manifestação, saiu-se com essa: “o povo está muito mais esperto nesse processo eleitoral não é candidato?”. E nada mais disse o radialista que observou um sorriso amarelo do candidato após sua resposta.

Advertência
A sabedoria popular adverte que tomar muita Coca-Cola pode causar graves prejuízos à saúde, com sérios danos ao aparelho digestivo, com fortes possibilidades também de provocar labirintite, gastrite nervosa e baixa hospitalar. Todo cuidado é pouco, portanto, para todos, inclusive, para os que se consideram Deuses e senhores do povo...

Um comentário:

Anônimo disse...

Faz tempo q. vc. não posta nada...
tá mudo, tá calado...
falta de assunto?
comenta o caso dos "50 mil"?
tua hora tá chegando...