terça-feira, 14 de outubro de 2008

A nossa imprensa

Manchete do Jornal da Paraíba desta terça-feira, dia 14: “Caixa do BB confirma depósito de R$ 50 mil na conta de Veneziano”. Vários portais também publicaram a versão dos advogados do candidato Rômulo Gouveia de que um funcionário do Banco do Brasil teria confirmado depósito de dinheiro da saúde da Prefeitura na conta de campanha do candidato Veneziano Vital do Rêgo; alguns foram mais comedidos, exemplo do portal Paraiba1, ligado ao Jornal da Paraíba, mas apenas A PalavraOnline parece ter reproduzido a verdade dos depoimentos, trazendo a informação de que o referido dinheiro referiu-se ao penúltimo pagamento de um contrato decorrente de licitação de uma obra pública da Secretaria de Saúde, no caso o Centro de Saúde de São José da Mata, recentemente inaugurado.

E agora amigos? Como fica a credibilidade de nossa imprensa diante das situações apresentadas? O que há por trás disso tudo? Vale a pena mesmo sujar o nome de um veículo de comunicação com tanta história por causa da conquista pelo poder político na cidade?

O advogado de Veneziano, o renomado jurista Vital do Rêgo garante que o filho-candidato é inocente nessa história e que tudo será esclarecido oportunamente. Sendo dada a garantia por parte da Justiça que Veneziano é inocente, o Jornal da Paraíba terá por obrigação em publicar, no mesmo espaço a seguinte manchete sugerida por um leitor: “Justiça comprova inocência de Veneziano e que não houve depósito de R$ 50 mil em sua conta de campanha”. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos então.

A verdade
No último final de semana, um ex-funcionário de um banco particular foi à praia com a família. Em Camboinha, reduto dos campinenses em João Pessoa, ouviu relato de um bancário sobre a trama envolvendo Veneziano nessa história do tal cheque para a conta de campanha. O rapaz confirmou em detalhes como foi a armação e disse que o Banco do Brasil precisaria tomar uma providência para punir os culpados.

A decisão final
Como sempre tenho dito, o velho tempo resolve tudo. No mais tardar até a quarta-feira da próxima semana, bem antes da eleição do dia 26, a Justiça vai prolatar a sentença final sobre esse tal cheque da Saúde.

Praça de guerra
Pessoas me têm relatado coisas absurdas que estão acontecendo em Campina Grande nesse segundo turno. No bairro de José Pinheiro, por exemplo, está havendo proibição para que carros com determinada cor não tenham acesso ao local. Motivo: para que não seja flagrada a compra de votos de pessoas humildes. Uma vergonha.

De mala e cuia
O Governador Cássio, que foi cassado duas vezes pela Justiça Eleitoral por compra de votos através dos cheques da FAC e que está governando sob liminar, transferiu o Governo pra Campina justamente no período eleitoral. Dizem que até servidores públicos de João Pessoa estão “trabalhando” em Campina. E a Justiça nada faz? Um absurdo e um estímulo à corrupção o que esse cidadão está fazendo na Paraíba.

A turma do mal
Fiquei espantado, mas não surpreso, quando soube que um jornalista de João Pessoa, ligado ao poder do dinheiro do grupo do Governador Cássio – proprietário de site, estava à procura de qualquer coisa para prejudicar a imagem do Coordenador licenciado de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Kennedy Sales. A conversa foi flagrada por jornalista campinense lá mesmo na Capital, numa roda de amigos, em que estava presente um outro companheiro de imprensa insatisfeito porque não consegue arrancar dinheiro da Prefeitura de Campina. Soube que até agora nada achou para prejudicar Kennedy e nem vai encontrar. E isso tudo por causa de dinheiro. Em que mundo estamos...

Dinheiro à solta
Dizem que há um galpão por trás do supermercado Hiperbompreço que está distribuindo feiras e dinheiro em benefício de candidato acostumado a comprar votos em Campina Grande. Por trás do residencial Du Bu VI, no bairro do Catolé, me informaram que funciona uma gráfica clandestina em prol do mesmo candidato, além de ser ponto de repasse de dinheiro para a compra de voto na região do Tambor. No bairro Jardim Paulistano, no conjunto do Ipep, numa rua simples, o grande número de veículos com adesivos de candidato tem chamado a atenção dos moradores. É preciso que a Polícia Federal investigue esses pontos urgentemente.

Nenhum comentário: