quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Cuidemos de nós

Você já deve ter visto notícias parecidas em algum veículo de comunicação, como as que irei relatar aqui e agora – “A Paraíba pode ganhar uma fábrica para produzir fogões”, “A Paraíba poderá ganhar empreendimentos da China”; “A Paraíba poderá ter uma unidade fabril da Microsoft” e tantas outras.

Mais recentemente, ouvi dizer que poderíamos ganhar fábricas do distante Tartaristão, lá da Federação Russa ou ainda uma fábrica de Helicópteros. Como se o paraibano tivesse tal transporte em cada casa.

Seria tão bom se os representantes do povo deixassem essas fantasias de lado e cuidassem da gente sofrida. A cada Governo são feitas viagens internacionais para a produção apenas de notícias que não saem do papel. Puro turismo e nada mais!

O povo não quer muita coisa não. Bastam apenas investimentos em infraestrutura urbana, mais casas para o povo, investimentos em unidades de saúde, políticas públicas para a geração de pequenos negócios o ano inteiro e não apenas em período eleitoral. Que os cheques cheguem às mãos dos paraibanos aos montes, mas associados a algum programa que possibilitem a essas pessoas alguma qualificação profissional. Chega de enganação!

Vai aí mais um julgamento
Parece que o processo do Governador Cássio vai ter finalmente continuidade na próxima semana. Fiz vários comentários a respeito e recebi inúmeros e-mails desaforados e até ameaçadores. Mas não me importo com isso, porque tenho a consciência que os fiz respaldados à luz da Lei, tomando por base as decisões judiciais.

Compreendo o drama vivido por Cássio, um jovem inteligente, prefeito de Campina Grande por três vezes, ex-deputado federal, ex-superintendente da Sudene – um currículo invejável – político profissional é verdade, mas que, na minha humilde opinião, exagerou (o Governo) na distribuição de cheques para vencer o candidato José Maranhão e não estou aqui torcendo por Zé.

E o Governo tinha que fazer isso mesmo. Ele não tinha condições de superar Zé em 2006 porque todas as pesquisas indicavam que o PSDB não iria lograr êxito naquele pleito. E foi mesmo surpreendente. No segundo turno, Cássio conseguiu vencer em 20 cidades onde Zé havia vencido no primeiro turno. Era tudo ou nada.

Lembro-me como se fosse hoje. Em plena campanha, no Calçadão da Cardoso Vieira, correligionários do Governador falavam abertamente da necessidade da distribuição dos cheques para a conquista do Palácio da Redenção. Um deles dizia sorridente na época, “a gente dá os cheques, vence a eleição, pode até responder judicialmente, mas existem muitas brechas que irão retardar o processo”.

O plano pode até não ter funcionado na sua integralidade, mas deu certo. O Governador da Paraíba ainda é Cássio Cunha Lima e poderá se manter no cargo até o final do seu mandato. Disso eu não duvido mais.

Pobre Paraíba
Não sou paraibano, mas gosto desse Estado do fundo do meu coração e me entristece vê-la sendo surrada nacionalmente diariamente. A imagem que estamos formando do nosso Estado lá fora é péssima. E tudo culpa da classe política. Um Governador cassado por crime eleitoral – distribuição de cheques; um ex-prefeito (Cícero) preso pela PF acusado por vários crimes; um ex-deputado que renunciou acusado de atirar na boca de ex-Governador; e agora vem o caso Efraim Morais, que expõe mais uma vez a Paraíba negativamente por causa da sua nebulosa passagem na Primeira Secretaria do Senado Federal. E o povo é quem perde com tudo isso.

Magno Coordenador
O jornalista Carlos Magno já fez os devidos acertos e será mesmo o Coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande em substituição a Kennedy Sales. Magno tem um bom histórico profissional de imprensa e possui canal livre com todos os colegas da imprensa. Vem pra somar e ajudar o prefeito Veneziano para divulgar as ações da Prefeitura e que serão muitas no seu segundo mandato.

Alguns registros

Câmera Aberta - E por falar em Kennedy, ofereço como opção acompanhar o programa por ele apresentado e que está sendo exibido todo domingo, às 11h30 (horário de Verão), na TV Itararé – TV Cultura.

Sem surpresas – O prefeito Veneziano deu o tom do que será a reforma administrativa a ser anunciada por ele na próxima semana. Sem muitas surpresas e apenas algumas acomodações para os partidos que o apoiaram na eleição.

Paulo Roberto na TV - O amigo jornalista vem dando um show de competência e profissionalismo no programa que apresenta diariamente na TV Itararé, a partir do meio-dia. Paulo bem que merece ser premiado por alguma entidade pelo bom trabalho na TV.

Sugestão para a ACI – Seria bem interessante se o amigo Antônio Nunes, presidente da Associação Campinense de Imprensa (ACI), abraçasse a idéia de a cada final de ano a entidade realizar um grande evento para premiar os melhores trabalhos jornalísticos da cidade, a exemplo do que faz muito bem em João Pessoa a Associação ligada aos Transportes Coletivos, com o Prêmio AETC de Jornalismo.

Sem vaia – Conhecido e desgastado radialista da cidade tem se notabilizado por agredir moralmente o prefeito Veneziano. No dia que o prefeito iria à Câmara, como realmente foi, vaticinou que o ‘Cabeludo’ seria vaiado. Isso não aconteceu e ficou feio para o rapaz. Tomara que isso não se repita em nome do bom jornalismo que em Campina está fazendo muita falta. Que pena!

Nenhum comentário: