quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A lição que fica

"Não basta ganhar uma eleição; é preciso ganhar a eleição em um esquadro legal, observando os parâmetros da Constituição". Ministro Carlos Ayres Brito, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, após a sessão no TSE que cassou definitivamente Cássio Cunha Lima do Governo da Paraíba, em 17 de fevereiro de 2009.

Sujo x mal lavado?
Agora que Cássio não é mais Governador, a estratégia do grupo cassista é ocupar os grandes veículos de comunicação para mostrar que Maranhão também responde a processos por compra de votos.No Jornal Nacional da noite desta quarta-feira, 18, os processos contra Maranhão foram evidenciados, mas coube ao próprio Governador dizer que são apenas ações fantasiosas de advogados e que o próprio Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba rejeitou todas as denúncias formuladas contra ele. E isso é verdade.

Exemplo
O Procurador eleitoral estadual, José Guilherme afirmou que a confirmação da decisão pelo TSE serviu para que os agentes políticos de todo o país não possam mais agir pensando na impunidade e que práticas dessa natureza não serão mais admissíveis.

Vamos quebrar tudo...
Foi tentado de tudo para barrar a posse do Governador José Maranhão nesta quarta-feira, em João Pessoa. Até o som da Assembléia Legislativa "quebrou". No Palácio da Redenção, os servidores sumiram e até a água para os convidados o vento levou...

Jornalismo?
A colunista do Portal PBAgora – Gisa Veiga, foi ao extremo quando soube da cassação de Cássio pelo TSE. Confiram parte do que ela escreveu: "Maranhistas, exultai! O governo foi tomado por vocês.Tomado à força”...Povo? O povo que se dane! Maranhista que se preze não pensa em povo. Ainda mais com o aval do TSE. Maranhista de carteirinha pensa no “seu povo” – quem vai assumir o quê, qual o afilhado que merece mais, qual a cota de cargos que o político X terá no governo”. E disse mais: “Servidores estaduais? Que se danem. Já tiveram muito aumento, agora terão muito trabalho. Delegados em greve? Bota os tanques na praça para esmagá-los. Com Maranhão – alguém lembra? – não tem conversa não. É no tanque, na força, no pau. E quem quiser que ache ruim. “Bom, vamos esperar o homem assumir e anunciar seus milagres. Se conseguir cumprir um terço do que prometer, o milagre já está feito. Mas, cá pra nós, ninguém merece...!”, finalizou Gisa. Lamentável e sem mais comentários.

2010: Zé ou Veneziano?
Agora que o nome de José Maranhão reascende com toda a força, a briga pela sucessão estadual parece que vai ficar no âmbito do PMDB. Ricardo Coutinho (PSB), vai ter muitas dificuldades para projetar-se como candidato, já que nem no partido dele tem essa unanimidade. Manoel Júnior, Carlos Batinha, Marcondes Gadelha e Guilherme Almeida (todos do PSB), rezam pela cartilha do PMDB. O tempo dirá quem estará melhor posicionado para o pleito de 2010: Maranhão, Veneziano ou o próprio Ricardo.

Os planos de Zé
O prefeito em exercício de Campina Grande, José Luiz Júnior, está bastante eufórico após assumir os destinos da Prefeitura, embora que por apenas 10 dias. Zé, que foi jogador de futebol e campeão pelos principais times da Paraíba, é jornalista e foi o primeiro presidente da Associação Campinense de Imprensa.

Gazeta do Sertão
Zé tem planos ousados para o futuro e um deles é reativar o centenário jornal Gazeta do Sertão, que ele fundou ao lado do eterno companheiro Edvaldo de Souza do Ó. O jornal está sendo maturado e deve voltar a circular brevemente. Darei os detalhes oportunamente.

Damião nem aí?
O deputado federal Damião Feliciano, que já foi do grupo maranhista e agora é mais ligado ao ex-governador Cássio, parece que não está nem aí para a briga pelo Palácio da Redenção. Atualmente, Damião está apresentando programas de TV em cadeia estadual. O "Homem do Coração" está é mesmo preocupado com seu projeto de reeleição para a Câmara em 2010. Só resta saber se a sua rádio, a Panorâmica FM, vai continuar batendo em Zé como faz diariamente em seus programas?

Nenhum comentário: