terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O negócio é se dar bem

Sei que o assunto dista dos temas que comumente tenho destacado aqui nesse espaço, mas hoje deu vontade de filosofar um pouco sobre a vida e na sociedade em que vivemos. Talvez seja muita pretensão, mas tenho a impressão que estamos voltando ao tempo das cavernas. A cada dia constato uma sociedade mais fria, marcada por desencontros amorosos e espirituais e uma eterna “guerra” pela conquista do poder. A existência moderna tem sido marcada pelo virtualismo, navegamos em sociedades 'armadas' em computadores e aceitamos comunidades que não sabem a delícia que é comer frango com as mãos ou tomar uma pinga olhando a lua à beira-mar.

Claro que ainda tempos pessoas assim, homens e mulheres simples que não sabem o que é esse danado e complicado mundo moderno. Ainda vivem num passado bem melhor que o nosso.

Ainda apertam as mãos dos amigos com um calor que evidencia todo o sentido da vida. São pessoas que não se deixaram ser seduzidas pelo consumismo exagerado dos dias atuais, se conformam com o trivial feijão com arroz, não entendem a ira dos homens, abominam paletós e gravatas, rejeitam as urbes que aos montes se formam por todo o mundo e falam de amor apenas com o olhar e com gestos simples.

Certamente você conhece muitos que vivem nesse mundo moderno. Vivem de aparências, circulam em colunas sociais, tripudiam da inteligência humana, sugam recursos públicos, possuem os melhores empregos para si e para os seus, enquanto os pobres mortais (me incluo nessa lista), são escravos desse podre sistema social.

É um sistema que não é novo. Tem tirado vidas por muitos séculos. É a mesma sociedade. Sinto que está mais cruel, se utiliza dos meios de comunicação de massa para divulgar um mundo melhor. Não sou um pessimista, mas sou consciente que no mundo em que vivemos, nessa geração que fui escolhido por Deus para estar, não há muito espaço para quem deseja trilhar o caminho do bem. As regras impostas pelo mercado e pelos políticos, infelizmente, determimam o modo e a moda em que temos que viver. E quem não seguir a cartilha, sabe muito bem o preço que tem que pagar. E isso vale pra pobres, ricos, brancos, negros, prostitutas, gays, etc. Cada um se dá bem (ou não), de acordo com as regras que lhe foram impostas ou digeridas pelo aprendizado da vida. E que Deus continue nos abençoando!

O cerco está fechado
O deputado federal Vital Filho foi direto na ferida quando tratou da cassação do Governador Cássio da tribuna da Câmara Federal. Ao detalhar todas as denúncias impostas contra o ainda Chefe do Estado, Vitalzinho disse o seguinte: "Fecha-se o cerco, o bando está identificado. Cabe à Justiça do meu País, de forma definitiva e rápida, dar cabo a esse emaranhado de ações corruptas, ilícitas, irregulares, ilegais, que tomaram conta da Paraíba nos últimos 2 anos. Essas superações e dificuldades não tinham limites na ética, na moral, no Direito. E por isso nós estamos vivendo num Estado absolutamente desgovernado, com altos índices de criminalidade".

Vital finalizou pedindo justiça, em nome do povo da Paraíba. "Elementos como a bandidagem, que se acumula no meu Estado, hoje traduzem a Paraíba. Que a luz do Direito possa se valer contra as engenharias políticas daqueles que detêm o poder".

Aumento Maior do Mundo
Nos últimos seis anos, de acordo com o Governo do Estado, os Delegados da Polícia Civil da Paraíba já tiveram mais de 220% de aumento real de salários. Se isso for verdade, cadeia para os delegados. Ou Cadeia para quem mente...

Contenção
Fui informando que o jornal Correio da Paraíba, sucursal de Campina, está numa pindaíba daquelas. Até repórter está sendo demitido para minimizar a situação.

Blog do Tião
Recomendo vocês acompanharem diariamente o blog do jornalista Tião Lucena, no endereço http://www.blogtiaolucena.blogspot.com/. Tião tem história no jornalismo paraibano, em especial de João Pessoa, e tem se destacado por seu texto bem humorado e apimentado. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário: