terça-feira, 3 de novembro de 2009

A pesquisa Ibope

A coluna de hoje será dedicada à polêmica pesquisa feita pelo Ibope na Paraíba com vistas à sucessão estadual de 2010. O site de Lenildo Ferreira (http://www.blogdolenildo.com/) questiona os números e garante que em Campina Grande foram apenas 70 entrevistados.

Fiquei curioso em relação à pesquisa e telefonei para o Ibope em São Paulo, através do número 11-3036-7890 e busquei informações com a funcionária Taís Bahov, analista de Comunicação Institucional do Instituto.

Ela confirmou a realização da pesquisa e o número de entrevistados no Estado – pouco mais de 700, mas não soube quantos foram ouvidos por cidade. Taís me garantiu que a metodologia usada pelo Ibope atende às expectativas do momento e que não prejudicam o resultado final.

De toda sorte, vamos acompanhar o que pensa Lenildo, através de comentário publicado em seu site:

“O Jornal da Paraíba divulgou, esta semana, pesquisas do Ibope para o Governo do Estado e o Senado da República. Segundo os números publicados no domingo, na disputa para governador, Ricardo Coutinho (PSB) e José Maranhão (PMDB) estão empatados tecnicamente, com respectivos 38% e 37%, enquanto Cícero Lucena (PSDB) aparece com meros 14%. Hoje, o jornal trouxe os percentuais referentes à disputa para o Senado e um erro agudo da pesquisa contratada ao Ibope mostrou-se ainda mais relevante.

Ocorre que, quem prestar bastante atenção, verá que a região da Borborema, onde se encontra Campina Grande, segundo maior colégio eleitoral do Estado, foi aquela em que menos eleitores foram entrevistados pelo Ibope, apenas 70 pessoas. Número bem menor, muito menor, que os 196 entrevistados no sertão, os 140 na zona da mata, os 154 de João Pessoa e os 252 do agreste!

No corpo da matéria, assinada por André Gomes, a despeito dos vários esclarecimentos sobre os números, não se acha qualquer explicação para essa metodologia incompreensível empregada pelo Ibope, o que compromete amplamente a validade do quadro geral e a dignidade jornalística e lógica do texto.

Método compromete resultado de Veneziano
O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, que ainda não se decidiu sobre 2010, se vai ser candidato ao Senado, a vice-governador ou a coisa nenhuma, acabou perdendo mais na controversa pesquisa. Tendo em vista que tanto ele quanto o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) - que, conforme o Ibope, lideram com folga a corrida rumo ao Senado - têm na região de Campina Grande suas maiores bases eleitorais, ambos teriam recebido índices mais favoráveis no cômputo final da pesquisa, caso esta tivesse ouvido a proporção devida de eleitores na região da Borborema.

O prejuízo é maior para Veneziano porque Cássio, de qualquer forma, já está bem na dianteira. Já o peemedebista, que aparece tecnicamente empatado com Efraim Morais (DEM), na Borborema recebeu 41% das intenções de voto, contra 19% do democrata. No fim, caso a região não tivesse sido estranhamente preterida pelo Ibope, o prefeito de Campina teria somado alguns pontos a mais no resultado geral, o que poderia colocá-lo fora do empate técnico com Efraim.

Onde estão as explicações?
E arremata Lenildo: “No Jornal da Paraíba, a única observação sobre essa confusão do Ibope veio em notinha minguada em meras três linhas, fora da matéria, na coluna de Marcos Alfredo, atual editor de política do impresso. E nada diz sobre o porquê de o Ibope ter se saído com um esquema de pesquisa destes. Talvez porque isso seja mesmo inexplicável”.


Sangria

Dentre tantas irregularidades, o jornalista Assis Costa, que atua na Secretaria de Interiorização, informou que o Governo de Cássio Cunha Lima comprava carne bovina no Rio Grande do Norte para abastecer o Hospital Regional de Urgência e Emergência de Campina Grande. Conforme ele, no mês, a cidade perdia R$ 17 mil de ICMS para o RN. E olha que esse homem garante que Ama Campina...

Nenhum comentário: