quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sem rumo e sem fé...

O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, tem razão quando disse que aqui na Paraíba se deu mal quando resolveu enveredar para o mundo da política. E não adianta se fazer de vítima não, porque o representante da Igreja Católica é apaixonado pelo PSDB e ponto final.

Bem recentemente, de forma exclusiva, publiquei página inteira na versão impressa de A Palavra mostrando a vida sacerdotal de Aldo Pagotto no Estado do Ceará, que foi apelidado de “Dom Tucano de Batina”.

Assim que chegou ao nosso Estado queria proibir padres de falarem em política e foi o primeiro a sair em defesa do senhor Cássio. Apareceu no guia eleitoral, lamentou, através de nota, a apreensão dos famosos envelopes amarelos por parte da Polícia Rodoviária Federal e quase foi às lágrimas quando soube que Cássio foi cassado pelo TRE e depois pelo TSE.

Essa de dizer que foi usado por grupos políticos é apenas uma estratégia para tentar desmontar a péssima imagem adquirida em nosso Estado, principalmente junto a grupos católicos que, de forma anônima, desde 2004 apóiam uma campanha contra compra de votos.

Dizem que o silêncio de Pagotto, que nunca mais saiu em defesa de Cunha Lima, se deve também ao fato da situação desconfortável vivida pelo candidato do PSDB ao Governo para 2010. Lá na Capital do Estado, centro maior das atenções políticas e eclesiásticas, falam que o Arcebispo anda com pouca fé no futuro do PSDB paraibano. Amém!

Gouveia abona o crime?
O meu amigo deputado federal Rômulo Gouveia, que sempre me cumprimenta festivamente em encontros fortuitos, pisou na bola quando disse não ao fim do foro privilegiado. Os demais parlamentares, como Vitalzinho, Manoel Júnior, Armando Abílio, Marcondes Gadelha, etc, votaram a favor da derrubada deste benefício esdrúxulo imposto pela Câmara Federal. Concordo com o deputado Régis Oliveira (PSC-SP), relator da emenda, quando lamentou o resultado da votação, ocorrida dia 18 último. A PEC teve 260 votos a favor, 121 contrários e 31 abstenções. A proposta foi derrotada porque são necessários pelo menos 308 votos para que uma emenda constitucional seja aprovada na Câmara.

Dos tempos da Colônia
É bom o deputado Rômulo Gouveia saber que o foro privilegiado é uma herança deixada pela política adotada no tempo que o Brasil era uma colônia portuguesa. Naquele tempo, onde a escravidão era uma coisa normal, não se admitia que um político ou uma pessoa ‘importante' para a colônia fosse julgado da mesma maneira que um cidadão comum.
A Constituição de 1988, embora considerada a mais democrática de todas as Constituições brasileiras, não previu expressamente a vedação de foro privilegiado. Pelo contrário, estabelece até mesmo quem terá direito ao foro. Apesar disso, o seu art. 5o, XXXVII, dispõe que "não haverá juízo ou tribunal de exceção", tornando nossa atual carta magna ambígua, abrindo brechas para políticos e alguns "privilegiados" cometerem crimes sem receber punição alguma.

Jornalismo criminoso

O jornalista Cláudio Humberto, que escreve para diversos jornais brasileiros, tem realmente um compromisso com o jornalismo às avessas. Publicou na edição desde dia 19, pasmem, a seguinte nota: “Obra empacada - O PAC empacou em Campina Grande. A construção de 337 casas populares foi interrompida em 2008, mesmo com a Caixa depositando sua parte, 80% do valor total. A deficiência é da prefeitura da cidade, que não honrou os 20% que lhe cabem, diz a turma de Dilma Rousseff”.

Jornalismo criminoso2
Todo mundo sabe que as obras do PAC de Campina Grande são as mais avançadas da Paraíba. O prefeito Veneziano, inclusive, já entregou até moradias para famílias do bairro do Araxá. Esse rapaz sempre esteve a serviço do PSDB – aquele partido que faz um mal danado ao País.

Jornalismo criminoso3
No ano passado, esse mesmo Cláudio Humberto publicou absurdos contra o prefeito Veneziano Vital. Chegou a publicar que o prefeito estaria ganhando apenas R$ 172,53. citando como fonte o dublê de produtor Dércio Alcântara. Uma lástima esse tipo de jornalismo que se pauta por políticos comprometidos com a mentira.

Nenhum comentário: