terça-feira, 13 de julho de 2010

A nova Campina que faz medo...



A nova campina que o prefeito Veneziano Vital do Rêgo faz questão de propagar pelos quatro cantos do Estado faz tremer seus opositores. E por ser ano eleitoral, o bloco dos que discordam do prefeito já está na rua. Algumas figuras conhecidas é verdade, mas outros que se apóiam em veículos de comunicação e jornalistas travestidos de imparciais e integrantes de entidades que usam o sindicalismo em benefícios de candidaturas.

E qual a mentira que Veneziano alardeia quando, até visivelmente emocionado, mostra com orgulho as principais obras da sua gestão?

É mentira que reconstruiu a Feira da Prata e deu dignidade para feirantes que viviam praticamente na lama?

Que construiu um moderno Sistema Integrado de Transportes Coletivos e que o usuário agora paga uma passagem bairro a bairro?

Que realizou sete concursos públicos e que já chamou mais de 4.400 pessoas?

Que construiu a Vila Olímpica Plínio Lemos – espaço que pertencia ao Campinense ao Campinense Clube e que foi alvo de promessas não cumpridas pelo ex-prefeito Cássio?

Que Construiu na cidade o amplo e moderno Restaurante Popular do Shopping Edson Diniz e mais seis mini-restaurantes populares nos bairros e distritos?

Que faz investimentos na saúde, tendo reformado importantes unidades de saúde e implantado equipes do PSF em bairros que não tinham uma equipe sequer, exemplo das Malvinas?

Que reconstruiu de verdade mais de 90 escolas, construiu escolas tipo padrão e reformou creches?

Que o bairro do Pedregal (antigamente chamado de favela), é uma outra realidade, com investimentos em saneamento, drenagem, pavimentação, reconstrução de  moradias, investimentos em saúde, etc?

Qual a mentira de Veneziano quando ele, de sorriso largo, menciona em suas entrevistas que a sua administração tem serviço prestado também em habitação, ao construir mais de 1200 moradias e estando executando (em fase de finalização e algumas já entregues) mais de 900 casas através das obras do PAC?

Que mal Veneziano proporciona quando assevera que a sua administração introduziu o calendário anual de pagamento de salários dos servidores, quitando a folha em apenas um dia e dentro do mês trabalhado?

Também não vislumbro mentira de Veneziano quando ele afirma que já pavimentou mais de 380 ruas da cidade, quando a gestão de Cássio, mesmo com mais de R$ 100 milhões originados da venda da Celb, não calçou sequer 250 avenidas?

Mas é compreensível a angústia da oposição e daqueles que usam Sindicatos para tentar desmoralizar um jovem prefeito que em 2004 derrotou a turma dos coronéis. Afinal de contas, Veneziano contraria muitos interesses, não apenas de natureza político-partidária, mas também de grupos empresariais comerciais e também da comunicação.

Nesse aspecto, é notório o drama vivido pelo grupo do empresário José Carlos da Silva Júnior, que detém no Top of Mind da audiência (em determinados horários), a TV Paraíba, TV Cabo Branco, Jornal da Paraíba, além de emissoras de rádios, Portais, concessionárias de veículos, etc.

O Zé Carlos do antigo São Braz sempre foi aliado de primeira hora da família Cunha Lima. E não engole o prefeito Veneziano de jeito nenhum. Os programas jornalísticos da TV Paraíba sempre encontram um jeito de mostrar que a administração do Cabeludo não vai bem. Para isso criaram um programa intitulado “Fala Aí” – que tem se especializado em mostrar o caos nos bairros – ruas sem infraestrutura, moradores lamentando a ausência (sic) do município na saúde, na educação, etc.

Mas o Cabeludo avisa. Campina é uma cidade politizada e que sua população sabe muito bem quais são os reais interesses daqueles que se julgam donos da cidade e do seu povo. Relembrando Félix Araújo, “Esta terra de bravos, não será terra de escravos, nem reinado de opressão!"

Cuidado com as companhias...
Nessa campanha vai contar muito as boas e más companhias. O eleitor não vai suportar os que antes criticavam os políticos acostumados a ter a política como profissão e agora desfilam juntos em carro aberto. Dizes com quem andas, que te direi quem és...

Grito por Campina
O jornalista Marcos Marinho, polêmico por natureza, é mesmo candidato a deputado estadual. Disse-me que quer ser eleito para gritar por Campina de verdade. “Vou sensibilizar o eleitor que Campina precisa ter um representante na Assembléia Legislativa que saiba gritar em seu nome. Campina tem história e força política. Vou valer essa história”.

Tinha que ser na Paraíba
E não é que o empresário patoense Daniel dos Santos Moreira, o Daniel da Coroa, preso em 2004 pela Operação Catuaba da Polícia Federal, sob acusação de sonegar impostos, corromper agentes do fisco e montar verdadeiro esquema para acabar com a concorrência e agora condenado pela Justiça Federal a 42 anos de prisão, recebeu da Assembléia Legislativa paraibana em 2009 a Medalha Antônio Mariz?

A (in) justa homenagem foi fruto de projeto do deputado estadual Antônio Mineral (PSDB) e que foi aprovado pela unanimidade dos demais parlamentares.

Na época da provação da honraria, o Ministério Público Federal da Paraíba publicou nota na imprensa lamentando a homenagem.

Veja Nota na Íntegra:
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF) vem a público esclarecer à sociedade que o empresário Daniel dos Santos Moreira, conhecido como “Daniel da COROA”, que, no último dia 20 de outubro, teve seu nome aprovado pela Assembléia Legislativa para receber uma das comendas mais importantes, a Medalha Governador Antônio Mariz, é réu em processo criminal da 4ª Vara da Justiça Federal (processo nº 2004.82.01.006311-3), respondendo pelos crimes de corrupção de agentes públicos, falsificação de selos de bebidas, lavagem de dinheiro e quadrilha. Fruto da denominada Operação Catuaba, o processo reúne provas contundentes de que o empresário Daniel da COROA é o líder e mentor da organização criminosa que, com o intuito de sonegar tributos, falsificou selos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), abriu empresas de fachada e corrompeu dezenas de fiscais para assegurar o não pagamento dos impostos, tanto que, ao final da instrução, este Órgão Ministerial requereu a condenação do referido empresário e de outros integrantes do grupo.

Assim, é lamentável e digno de repúdio o ato dos Deputados Estaduais em aprovarem a concessão de tão honrosa comenda a um empresário que vem causando irreparáveis prejuízos aos cofres públicos em detrimento de tantos outros paraibanos que perseguem a ética em suas condutas.

João Pessoa, 23 de outubro de 2009

Saideira
Vascaínos admitem. O Flamengo até que é um bom time, mas o que mata mesmo é o goleiro.

Um comentário:

sérgio disse...

Claro que são muitos os problemas de uma cidade do tamanho de Campina Grande. O Prefeito tem feito um bom trabalho, e existe muito ainda por fazer. Acusar uma emissora de TV por lançar um quadro de utilidade pública com fins de "prejudicar" a administração, é no mínimo uma opinião parcial, que acaba pondo em dúvida tudo que existe de verdadeiro no texto.
O contaditório é comum no regime que vivemos. Inocente mesmo é imaginar que o "cabeludo", como qualquer outro gestor, será um dia unanimidade.
Agora uma coisa todos concordam: A TV de Zé Carlos tem muito que aprender com a do Senador Roberto Cavalcanti, como se faz política partidária.