domingo, 2 de janeiro de 2011

Por uma Campina melhor


Por uma Campina melhor

Em que pese o desejo infortúnio de alguns poucos jornalistas que não aceitam de jeito nenhum o seu Governo, simplesmente por serem oposição e estarem atrelados a políticos profissionais, a gestão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo encerra 2010 com um fantástico universo de realizações e ações que contemplam a maioria do povo.

Para quem não apostava nada no “Cabeludo” – um vereador solitário de oposição nos idos de 2004, o prefeito tem mostrado competência em tudo o que faz.

O que há de se lamentar é o tal ‘caos’ imposto por alguns colegas da imprensa, sempre coordenados por segmentos da mesma forma atrelados a grupos políticos. Ou vocês acham que o Sintab, que tem no seu presidente aliado do governador eleito Ricardo Coutinho (PSB), iria ou irá encontrar alguma qualidade na gestão Veneziano?

Claro que não! O falante presidente até que tenta disfarçar sua imparcialidade, mas está evidente que ele partidariza o Sindicato apenas para tentar (em vão), desqualificar uma gestão que também tem compromissos para com o funcionalismo.

Não me recordo do falante presidente nas gestões passadas. Eu sim, moro nesta cidade há mais de 40 anos e testemunhei o tratamento que o grupo Cunha Lima sempre deu ao servidor – com política do abono e nada de reajuste salarial, inexistência de concurso público, não havia pagamento em apenas um dia e dentro do mês trabalhado como é atualmente e folha se esticava por vários dias, isso sem falar nos descontos previdenciários que eram feitos no contracheque do ‘barnabé’ e não repassados ao Ipsem.

A realidade hoje é outra amigos – só com concurso público, já foram 4.500 pessoas contempladas, além da divulgação anual da tabela de pagamento, com a data, inclusive, da quitação do 13º e a implantação de Planos, Carreira e Vencimentos.

É impagável o sorriso das mulheres que receberam as novas casas do PAC do Araxá – famílias humildes que agora têm casa própria e de graça; não há como alguns colegas desconhecerem que muitas ruas estão sendo pavimentadas; que as unidades de Saúde e as escolas vivem bons momentos de infraestrutura e de qualidade de ensino na atual gestão.

Os números não mentem. O IDEB constatou que Campina Grande melhor em muito a qualidade do ensino.

A cidade é reconhecida por publicações reconhecidas (Veja, Exame, Gazeta Mercantil e pela Fundação Getúlio Vargas) como uma das cidades mais prósperas do País, com excelentes resultados no PIB, nos negócios, em obras que geram milhares de empregos na construção civil. Tem obra que falta trabalhador.

E vem muito pela frente. A revitalização da Feira Central, mais ruas pavimentadas, concursos os mais diversos (mais de 600 vagas), o ginásio de Esportes do Presidente Médici, a Vila Olímpica das Malvinas, a harmonização das Praças Clementino Procópio e da Bandeira; a transformação do antigo Cinema Capitólio e um Centro de Cultura e Arte, a entrega do Teatro Municipal completamente novo; as reformas do Parque do Povo, as melhorias das calçadas do Açude Novo e Açude Velho, mais unidades habitacionais do PAC sendo entregues, num total de 700; o PAC II com ações estruturantes em bairros humildes; entrega de cinco unidades de saúde que estão em obras; início das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) - mini hospital; mais três cozinhas comunitárias; urbanização do bairro Novo Horizonte; obras do Jardim Europa; entrega de obras do bairro do Pedregal e entrega de 370 casas dos Bairros da Catingueira e Cidades; revitalização do Açude de Bodocongó, transformando-o ainda num Parque Aquático e tantas outras iniciativas que irão tornar Campina uma cidade bem melhor para si viver, gostem ou não os que torcem pelo “quanto pior, melhor”.

Campina tem um povo politizado e saberá reconhecer os que verdadeiramente a defendem e não apenas a usam para amealhar votos e satisfações de grupos. Que Deus continue nos abençoando sempre!


A história negada pela TV
Não entendo porque alguns setores da imprensa perseguem tanto Veneziano? O que há de errado em reconhecer os acertos de um homem público?

É tão desprezível a gente assistir certas emissoras de TV e constar que há uma ação bem orquestrada para apenas desgastar a imagem do prefeito.

Dia 30 ou foi dia 31, a TV Paraíba fez uma breve retrospectiva das notícias dos últimos 10 anos. Lembrou de Cássio Cunha Lima em vários momentos. Até mesmo sua passagem na Prefeitura foi lembrada.

Será que a histórica vitória de Veneziano em 2004 não merecia ser lembrada?

Foi uma fantástica conquista sim. Um jovem de pouco mais de 30 anos de idade – vereador de oposição – com parcos recursos – um ‘Cabeludo’ do meio na multidão que venceu um grupo político poderoso e repetiu o feito em 2008.

Será que essas vitórias de Veneziano não mereciam estar nesta retrospectiva da TV Paraíba?

Equívoco de Holanda
O médico Rafael Holanda foi de uma indelicadeza sem precedentes ao criticar o ex-governador em sua coluna no site Paraibaonline. Segundo ele, agora a paz vai reinar na Paraíba e que Campina foi perseguida por sete anos na gestão maranhista.

Sinceramente, acho que o médico se equivocou profundamente. Quem perseguiu Campina foi o ex-governador Cássio Cunha Lima quando até negou à Campina verbas constitucionais para o Samu e Farmácia Básica e não fez parcerias em obras tão somente porque o prefeito é Veneziano. Talvez ele tenha digitado erroneamente o nome de Zé, apenas motivado pelo ódio político que nutre em relação ao ex-governador do PMDB. Talvez!

Veneziano lembra Vital
O prefeito Veneziano preferiu comemorar a virada de ano em família. Afinal de contas, no dia 31 de 2009, às 18h, ele encaminhava seu saudoso pai, o advogado e tribuno Vital do Rêgo à Clínica Santa Clara, onde começou sua trajetória de passagem para outra dimensão.
Aliás, Vital não comemorava ano novo. Ele cumprimentava os filhos e se dedicava em orações em seu quarto. No dia seguinte, aniversário do pai – o Major Veneziano, depositava flores em seu túmulo, no cemitério do Monte Santo. Neste campo santo, os dois descansam em paz. Coisas de Vital e que dariam o livro para a posteridade.

João Pessoa em Praça de Antônio Pessoa
Pouca gente sabe, mas a estátua (foto ao lado) que está posta na Praça Coronel Antônio Pessoa não é deste, mas sim a de João Pessoa, grande líder da revolução de 30.

Saibam o que conta o site Retalhos Históricos de Campina Grande (http://cgretalhos.blogspot.com) sobre o assunto:

“Um ano após sua morte, o ex-presidente João Pessoa teve sua imagem esculpida por um artista do Rio de Janeiro, encomenda de um grupo de abnegados campinenses, entusiastas do mártir da Revolução de 30, entre eles Cristiano Lauritzen.

Brado da imprensa local, o fato de Campina Grande ter sido a primeira cidade brasileira a confeccionar uma estátua do líder paraibano, sobrinho do ex-presidente da República, Epitácio Pessoa.

Originalmente, esta estátua foi afixada na antiga “Praça do Algodão” (entre as ruas Marquês do Herval, João Leite e Sete de Setembro), sendo mais tarde removida para execução das obras de re-urbanização promovida pelo prefeito Vergniaud Wanderley para o lugar em que está até hoje, na Praça Cel. Antonio Pessoa.

Retificação: um internauta, no entanto, faz, no mesmo site, uma observação sobre Lauritzen e a Praça em questão. Observe: “Sem ser inoportuno, gostaria de retificar a informação do Blog quando diz que Cristiano Lauritzen foi um dos entusiastas na confecção da estátua de João Pessoa, quando sabemos, segundo Elpídio de Almeida em seu livro História de Campina Grande, que o "gringo" faleceu em 18 de novembro de 1923 e a estátua só foi colocada em 1931 (H. Racine)”.
Até a próxima!






2 comentários:

Emmanuel Sousa disse...

Caro Josué, agradeço a visita e a citação ao nosso Blog (Retalhos Históricos de C.Grande), de forma ética, como se propõe à qq profissional da comunicação. Prática nem sempre seguida pelos que se utilizam da internet para massificação informativa.
Estamos sempre a disposição para informar e divulgar sobre a História campinense.
Gde abraço
Emmanuel Sousa
Blog RHCG

Anônimo disse...

Quando Campina vai se livrar de puxa-sacos de politicos C ou V ?