quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Política e Homofobia


É impressionante como os fatos da vida mudam com o passar dos tempos. Antigamente, na minha época de rapazote, essa coisa de gay, tão normal nas nossas vidas, era algo abominável.

É bem verdade que eram poucos.

Antes de tudo quero deixar bem claro que nada tenho contra quem optou por abraçar a vida ‘cor de rosa’, mas estão banalizando tanto o assunto que até virou moeda de troca para político se dar bem na vida.

Nesta semana vi no site da Prefeitura de João Pessoa notícia com foto dando conta que o prefeito Luciano Agra havia participado da passeata gay. Parecia feliz em meio a tantas plumas e paetês.

Imaginem vocês a cena há mais de 20 anos atrás. Duvido que alguns deles teriam a coragem de se expor assim tão abertamente. Sinais do tempo velho amigo. Sinais dos tempos.

Política e nada mais

É de se lamentar o rumo que o movimento lojista e sindical tem tomado nos últimos anos, graças aos interesses pessoais norteados por duas figuras conhecidas de Campina Grande: José Artur de Melo Almeida (o Bolinha) – que preside a Federação das CDL’s da Paraíba e Napoleão Maracajá, que coordena o Sindicato que representa os servidores municipais – o Sintab.

O primeiro afundou a Federação das CDL’s no esquecimento e colocou o movimento pra plano algum.

Dias desses encontrei com três empresários conhecidos da cidade, filiados à CDL, lamentando o aproveitamento político de Bolinha em detrimento dos reais interesses dos lojistas.

Na qualidade de dirigente da FCDL, Bolinha tem sido um desastre. Apenas ocupa espaços em programas para falar de política partidária e nada, exaltando suas qualidades (sic) de comentarista e alimentando o desejo de ser prefeito de Campina Grande.

Não conseguiu abrir sequer uma CDL no Estado, ação que era normal na época da então presidenta Zouraide Silveira ou na gestão do sempre saudoso Carlos Noujaim Habib.

A autuação do Sr. Napoleão é emblemática. O sindicalista nutre um ódio do prefeito Veneziano que salta aos olhos. Da mesma forma ocupa veículos de comunicação pago, para criar situações inexistentes.

É uma inverdade atrás da outra. Por isso que as greves criadas por Napoleão têm naufragado vergonhosamente.  

Sou do tempo em que sindicalismo e dirigir entidade de classe era coisa séria – dos tempos de Ivam Freire, de Helder Moura na condição de presidente da ACI; Zé da Farinha (no Sindicato dos Motoristas), embora alguns nomes merecem registros pela seriedade no trabalho que desenvolvem  - Tito Mota (na CDL), Luiz Alberto (na Associação Comecial) e Buega Gadelha (na Fiep).


Twitter afiado
A primeira-dama do Estado tem usado o twitter para destilar seu veneno contra figuras públicas. Durante o Teleton, de forma desrespeitosa, disse que tinha um ladrão sentado próximo dela.

Não disse o nome, mas na platéia estavam personalidades como Ricardo Coutinho (seu marido), Cássio Cunha Lima, o prefeito Veneziano Vital; o jornalista Carlos Magno, entre outros. A quem ela se referiu hein?

A última vítima foi o Senador Cícero Lucena, que é um dos nomes fortes para suceder Luciano Agra na Prefeitura em 2012. Será por isso a ira de Pamela?

Alex na briga

O secretário de Obras, Alex Azevedo, vem mesmo com tudo para tentar ser o candidato do PMDB nas eleições do próximo ano. Numa enquete do site PBAgora, Alex está com mais de 50 por cento das intenções de voto dos internautas. No portal www.paraibaconfidencial.com.br, Azevedo também é o preferido.

E por falar...
O advogado Ulisses Lyra, em seu blog http://www.ulisseslyra.blogspot.com/, discorreu sobre o crescimento do nome de Alex dessa forma: “Com a proximidade das eleições municipais, vários nomes aliados do Prefeito Veneziano Vital (PMDB-PB) tentam pavimentar a estrada com vistas à conquista do Palácio do Bispo, e dentre eles estão: Tatiana Medeiros, Metuzelá Agra, Alex Azevedo, Alexandre Almeida e  José Luiz Júnior.  

Aparecendo fortemente e quase que diariamente na mídia, a médica e Secretária de Saúde, Tatiana Medeiros, se esforça no sentido de obter o apoio do partido para indicar seu nome para suceder o cabeludo.

Porém, há nos bastidores forte tendência de que o nome da médica não emplacará, abrindo espaço para o Secretário de Obras do município, Alex Azevedo, que começa a ser voz corrente dentro e fora do grupo que segue a orientação do Prefeito Veneziano Vital”.

Logicamente que o chefe do executivo campinense não está estimulando o surgimento dessa nova situação, trata-se de uma opção brotada espontaneamente e que só o tempo irá dizer se será ou não materializada.

Pra encerrar...
“Não devemos ter medo dos confrontos… até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas" - Charles Chaplin


Nenhum comentário: