quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Uma médica na Prefeitura?


Prego batido, ponta virada. O PMDB de Campina Grande oficializou o nome da médica Tatiana Medeiros como pré-candidata a prefeita nas próximas eleições.

A escolha se deu durante encontro na casa do vice-prefeito José Luiz Júnior, em João Pessoa, na presença dos outros postulantes –  o próprio Zé Luiz, Walter Brito Neto, Metuselá Agra e Alex Azevedo.

Os envelopes foram abertos pelo próprio prefeito Veneziano Vital. Na oportunidade, foram apresentados os números das pesquisas encomendadas aos institutos Datavox e Opinião, que apresentaram o nome da médica Tatiana Medeiros como a preferencial para ser a pré-candidata do partido para o pleito deste ano.

Após a apresentação dos números, o Prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, pediu a todos os presentes “compreensão, discernimento e engajamento em torno do projeto do PMDB para continuar com as mudanças que transformaram Campina Grande em uma cidade bem melhor para se viver”.

Veneziano havia me dito na quarta-feira, 11, que desconhecia os resultados das duas pesquisas encomendadas pelo PMDB para saber a preferência do campinense sobre os nomes apresentados.

“Fiz questão de não conhecer os resultados previamente para que pudesse compartilhar com meus amigos a abertura dos envelopes”, disse Veneziano.

A partir de agora o PMDB vai lutar para solidificar o nome de Tatiana no eleitorado campinense, trabalho que vem dando resultado a partir das inaugurações das novas Unidades de Saúde na cidade, na construção da UPA e na efetivação do Hospital da Criança e da Juventude.

Claro que o prefeito faz questão de frisar que o ano de eleição é 2012 e que as ações que aconteceram em 2011 foram meramente administrativas.

Ainda não se sabe como o nome de Tatiana vai ser interpretado pelos campinenses. Uma coisa é certa. A Médica, filha do médico José Moisés, mãe do vereador Cassiano, já mostrou que está afinada com o discurso e ações do prefeito Veneziano.

Na assinatura do decreto de desapropriação da Policlínica Mater-Dei, Tatiana mostrou que está preparada para os embates futuros. De cara foi mostrando que não teme os ataques de Romero Rodrigues (provável candidato ao PSDB) e que vai mostrar a Campina que é hora de mais uma vez uma mulher administrar os destinos da cidade. A primeira foi Cozete Barbosa, que assumiu o cargo graças a ascensão de Cássio Cunha Lima ao Governo do Estado.

Caso Tatiana Medeiros seja a prefeita de Campina não será a primeira vez que um profissional da área médica chega ao poder.

 O primeiro foi Antônio Pereira de Almeida – que exerceu o cargo de prefeito de Campina Grande de 20 de dezembro de 1932 a 8 de junho de 1934.

Outro médico que foi prefeito de Campina Grande foi Elpídio Josué de Almeida.

Formou-se em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro em 1918, e veio para Campina Grande em 1924. Em 1929 foi eleito conselheiro municipal (vereador), continuando sua profissão de médico.

Elegeu-se prefeito de Campina Grande para a gestão de 30 de outubro de 1947 a 30 de novembro de 1951, pela UDN. Foi deputado federal, e prefeito campinense novamente, de 30 de novembro de 1955 a 30 de novembro de 1959, quando então afastou-se da vida política.

Foi deputado federal, e prefeito campinense novamente, de 30 de novembro de 1955 a 30 de novembro de 1959, quando então afastou-se da vida política.

Ainda não se sabe se a história vai se repetir, até porque a eleição só vai acontecer em outubro e outros nomes estão postos, exemplo do próprio Romero Rodrigues e outra mulher que almeja o mesmo cargo, a deputada estadual Daniela Ribeiro pelo PP, filha do ex-prefeito Enivaldo Ribeiro.

Como tenho dito sempre, o velho tempo resolve tudo.


Nenhum comentário: