sexta-feira, 17 de maio de 2013

Novela e vida real


Qual terá sido o assunto mais comentando da semana em nosso País? – Será que foi a MP dos Portos votada na Câmara Federal ou a seca no Nordeste?

Quer apostar? Nenhum dos dois, mas, obviamente, o final da novela da Globo – Salve Jorge.

Todo mundo (menos eu), quis saber o destino da personagem Morena. A novela trata de um tema real e não muito novo – do tráfico de pessoas e do uso delas em programas sexuais no exterior.

O que abordo na coluna também não é novo.

Na década de 90, quando eu era repórter do Jornal da Paraíba, li um livro chamado “A TV e o mundo do trabalho”, que aborda como a televisão busca “enfeitiçar” as pessoas com assuntos irrelevantes, em detrimento dos problemas que a nação atravessa.

Segundo o livro – e isso ainda é realidade hoje – a TV tem massificado o erotismo e tratado de questões políticas superficialmente.

Vejamos o caso das novelas: as câmeras buscam enquadrar justamente as partes consideradas mais sensuais, como lábios, olhos, barriga, etc.

Já na cobertura de atividades populares, na vida real, as imagens são focadas bem de longe, justamente para que as pessoas não se interessem pelo assunto.

Pois bem, o festival de besteirol na TV tem sido um absurdo.

Pelo facebook, o ex-prefeito e intelectual Félix Araújo Filho, postou fotografias dos artistas que ele admirava – entre eles – Mazzaropi, Costinha, Grande Otelo, Charles Chaplin, Jerry Lewis, Os Três Patetas, e tantos outros.

E hoje – temos programas de TV medíocres, que evidenciam o palavrão e o desrespeito às instituições e às famílias – tipo Pânico e um tal de Legendários da Record ou ainda o Faustão que ninguém aguenta mais.
É bem verdade que TV e vida real se confundem e até se completam, mas bem que a TV poderia ser bem melhor aproveitada – não sendo saudosista ao extremo, mas executando programas de melhor qualidade. Acho que merecemos!

O Bolo do Dr. Damião
No meu facebook, postei que a rádio Panorâmica FM, do médico e deputado federal Damião Feliciano, tem repetido incansavelmente, comercial com uma jovem agradecendo o parlamentar por ter ganhado de presente um bolo. Isso mesmo, um bolo.

Faz tempo que esse comercial está no ar que nem sei se a moça mora na cidade ou se ainda é viva.

O incrível (para não dizer outra coisa), é o aproveitamento dos políticos usando pessoas simples para a perpetuação do chamado status quo...

O Doutor Damião merece um estudo aprofundado para termos um resultado concreto de como ele consegue se sair tão bem no mundo da política e dos negócios.

Dizem que o "homem do coração" - ele é cardiologista - anda nadando com milhares de "onças" em águas tranquilas no "mar da vida".

Várias pessoas postaram comentários. Vejam alguns deles:

Veneziano responde Ronaldo


Em entrevista na Rádio Correio FM, o pré-candidato ao Governo da Paraíba, Veneziano Vital Do Rego disse que não iria se apequenar ao responder críticas do vice-prefeito Ronaldo Filho sobre o São João na gestão passada.

Ronaldo disse na mídia que teve dificuldades em divulgar o evento na Revista Veja por conta de debito anterior.

Veneziano lamentou a postura do vice ao afirmar que, quando assumiu o Governo em 2005, não procurou a imprensa para dizer que a gestão Cunha Lima tinha deixados várias pendências financeiras do São João, a exemplo de dívida R$ 120 mil junto à Globo Nordeste.

Veneziano disse que a gestão atual teve a oportunidade de acessar R$ 700 mil do Governo Federal, mas pode ter perdido esse recurso porque não apresentou o projeto para tal no Ministério do Turismo. O prazo terminou no último dia 11.

O falante vice, que nunca participou em nada da vida política ou administrativa da cidade em sua vida, é um injusto para com Veneziano, que reformou todo o Parque do Povo - com o novo piso, serviços de drenagem e saneamento, nova Pirâmide, novas baterias de banheiros (um luxo), além da homenagem que foi prestada ao ex-governador e poeta Ronaldo Cunha Lima.

Nenhum comentário: